09 agosto 2014

A salvação dos seus cabelos: Cronograma Capilar - Parte 1


Oi meninas! 

Finalmente nosso primeiro post! Depois de muito (bota muito nisso! ahhaha) pensar sobre o que seria o primeiríssimo post do blog eu decidi que falaria a respeito do Cronograma Capilar. Por quê? O Cronograma Capilar não é uma coisa nova, mas, recentemente, eu venho percebendo que o cronograma vem ganhando cada vez mais seguidoras, eu inclusive. 

Eu comecei a seguir o cronograma há dois meses pois meu cabelo estava no fim da linha, sabe, dando os últimos suspiros, sem drama, gente, é sério! Eu vinha fazendo luzes no cabelo há uns dois anos...e loiro é aquela coisa né, você começa com umas mechinhas, gosta do resultado...aí na próxima vez pede para puxar mais, assim vai indo e, quando você vê, você já está platinada! hahaha 

Só que tem um pequeno detalhe ao qual eu não dava a mínima: quando você se propõe a ser loira você tem que entender que você PRECISA cuidar do seu cabelo! A descoloração é um dos processos químicos que mais danificam o cabelo, não tem como você maltratar tanto o cabelo e não cuidar dele depois! Ou o seu cabelo vai ficar horrível, opaco, sem vida, sem movimento, sem nada, ou pior, você vai sofrer o tão temido corte químico, pois vai chegar um momento onde o seu cabelo não vai mais aguentar o processo químico e vai, simplesmente, quebrar! Eu estou dando o exemplo da descoloração pois é o meu caso, tá, gente, mas isso vale para todos os processos químicos que são utilizados no cabelo!

Quer saber mais? Clique em "Leia mais" e continue lendo!

Pois bem, eu vinha maltratando o cabelo sem dar a ele a devida atenção e fiz isso até o momento em que ele jogou a toalha! (hahah) Meu cabelo estava MUITO feio! Cabelo de mulher relaxada! Ele começou a quebrar em muitos lugares e só o fato de eu passar os dedos entre os fios já fazia com que ele caísse! No banho era ainda pior! Porque eu lavava com shampoo, condicionador e, quando eu terminava de desembaraçar, a escova estava lotada de cabelo! Foi preciso meu cabelo chegar nesse estado para que eu tomasse vergonha e começasse a cuidar dele! Não cometam o mesmo erro, gente! Não esperem o cabelo chegar nas últimas para tratá-lo! Quer ter um cabelo loiro, ruivo, colorido, etc? Ok, mas trate, cuide dele! Eu falei só dos processos químicos mas chapinha e secador também maltratam o cabelo. Assim como a água do chuveiro, praia, piscina, a poluição. Então, se você pensa que só porque seu cabelo é virgem ele não precisa de tantos cuidados você está muito enganada, ele precisará de menos, claro, mas ainda assim você vai precisar cuidar dele! 

Sobre o Cronograma Capilar O CC é um tratamento focado nas necessidades do seu cabelo. O nosso cabelo precisa ser hidratado, nutrido e reconstruído. E são essas as três fases do CC: hidratação, nutrição e reconstrução. Sendo assim, você vai precisar de produtos específicos para cada uma dessas três fases. Você vai precisar ser paciente e dedicada, porque os resultados não aparecem da noite para o dia. 
  
 É chato seguir o CC? 
Não, não é chato, mas você precisa entender que você vai ter que reservar um tempinho para seguir as fases, vai ter que respeitar o tempo de uso do produto, vai ter que lavar bem seu cabelo, retirar todo o resíduo de máscara dele, etc. Se você é impaciente nem comece pois você não vai continuar por muito tempo, papo de amiga! ahahah 

 Preciso de muito dinheiro para começar o Cronograma? 
Tecnicamente, não. Existem no mercado muitas máscaras entre 20 e 50 reais que são muito boas. Agora você deve estar se perguntando "Então dá para usar esses produtos de supermercado e farmácia?" Não vou falar que não dá porque eu mesma uso alguns, mas gente, pensa comigo, quando você vai ao salão para fazer uma hidratação seu cabelo fica muito mais bonito do que quando você faz uma hidratação na sua casa com esses produtos mais populares, não é verdade? E por que isso acontece? Pois no salão eles usam produtos de qualidade profissional, que possuem uma maior quantidade de princípios ativos. Muitas dessas máscaras mais baratas são lotadas de aditivos (petrolatos, parabenos, óleos minerais, silicones, etc) que não fazem bem nenhum ao cabelo, que só estão lá para encher a fórmula. Então o que é melhor? Gastar um pouquinho mais e tratar o cabelo em casa com produtos mais profissionais ou ir toda semana ao salão para tratar? Você tem que pensar no custo x benefício! Você vai gastar, por exemplo, 50 reais em uma máscara e vai usá-la váááárias vezes! Quanto você gastaria para tratar o seu cabelo no salão toda a semana? Mas é claro, gente, tudo depende do quanto você pode investir! Não precisa comprar tudo de uma vez! Se seu cabelo está muito danificado compra primeiro uma máscara de reconstrução com uma qualidade melhorzinha. Depois, compra uma de nutrição, e assim vai indo. Quando você perceber já vai estar com umas três máscaras para cada fase! Não gaste rios de dinheiro, ok? Vai aos pouquinhos, do jeito que você puder, o importante é começar!!! 

 Como fazer o CC? 
Eu comecei seguindo essa tabela: Fonte


Depois de ver a reação do meu cabelo em relação a tabela inicial eu descobri do que o meu cabelo mais precisava (se era de mais hidratação - H, de mais nutrição - N ou de mais reconstrução - R). Você pode fazer a mesma coisa! Segue essa tabela (ou uma outra de sua preferência) e, conforme seu cabelo for reagindo, você vai entendendo as necessidades dele! ;) Depois disso você monta a sua própria tabela.

Esse mês meu CC ficou assim: 
1ª semana sexta-feira: R 
2ª semana segunda-feira: H / quinta-feira: U+N / domingo: R 
3ª semana terça-feira: N / sexta-feira: R 
4ª semana segunda-feira: H quinta-feira: U+N / domingo: R 
5ª semana terça-feira: N / sexta-feira: R 

Vejam que no meu CC há poucas hidratações, pois meu cabelo não precisa tanto delas, ele precisa muito de nutrição e precisa, mais ainda, de reconstrução. Esse U aí da tabela é de umectação, mas não vou falar disso agora, vou fazer um post só sobre umectação para não embolar o meio de campo. ;) Depois de descobrir a necessidade do seu cabelo e de montar a sua tabela, é só começar o SEU Cronograma de fato! Respeite o tempo de pausa de cada produto e enxague BEM o cabelo! Não se baseie na minha tabela, montem a sua própria tabela, de acordo com a necessidade do seu cabelo! 

Só o CC vai salvar o meu cabelo? 
 Não, não e não! E é aí que muita gente erra! Gente, o CC não faz milagre, ok? Ele ajuda a reparar os danos do cabelo mas ele não regenera o seu fio! Seu fio só vai voltar a ser o que era quando ele crescer virgem! Mas o CC não é só uma "maquiagem" como muita gente pensa, ele realmente TRATA o cabelo e o ajuda a aguentar as químicas e as agressões do dia-a-dia. E tem mais uma coisa: alimentação! Uma boa alimentação é essencial! Quer ter cabelos ainda mais lindos? Se joga no fígado, gata! hahah É só você pesquisar no google "alimentos bons para o cabelo" que vai aparecer muita coisa! Cenoura, abóbora, peixe, soja, cereais integrais, etc. Não adianta cuidar só do lado de fora e se esquecer do lado de dentro, ok? 

Eu ia começar a falar mais sobre cada uma das fases mas o post já está muitooo grande! Então eu vou separar em duas partes, na próxima eu falo sobre as fases do CC! 

Beijo e até o próximo post!

18 comentários:

Unknown disse... Responder

Super legal! Amei :)

http://pqnsdetalhes.blogspot.com.br/

b disse... Responder

Oii meninas é a Bruna do blog Garota na Moda , segui o blog de vocês e achei super fofo o Layout , sucesso para vocês e para o blog Beijokas....

Tips For Chicks disse... Responder

@Bruna Lobato

Muito obrigada!
Espero te ver sempre aqui!
Beijão e boa semana! :*

Bruna M. disse... Responder

Gente, adorei as dicas! Sou bem desleixada com meu cabelo hahaha

Ola adorei o layout do blog, tudo muito fofo! Reparei que o blog tá no comecinho, então muito boa sorte e todo sucesso do mundo! Seguindo!

Beijão

http://umagarotaeseujeans.blogspot.com.br/

Tips For Chicks disse... Responder

@Bruna M.

Bruna, começamos essa semana!
Que bom que gostou! Estamos fazendo tudo com a ajuda do google e do youtube! rsss

Beijão e uma ótima semana! :*

Paloma Januario disse... Responder

Seu blog é lindo, parabéns :)
A dica do post é ótima meninas #amei to precisando seguir um cronograma

beijos
www.vidadesonhos.com

Gisele Marins disse... Responder

Ficou muito lindo!
E vc mais do que ninguém sabe como eu preciso do CC. Pois já sofri um corte químico. Vou passar sempre por aqui.
Bjsss!

Tips For Chicks disse... Responder

Paloma Januario segue sim! Foi a melhor coisa que eu resolvi fazer! Meu cabelos estão outra coisa!!

Beijo e tenha uma ótima semana.

Tips For Chicks disse... Responder

Gisele Marins é verdade, Bebel! Tem que ir aos pouquinhos, você já deu o primeiro passo e comprou a máscara para a etapa mais importante! rss
Beijoooooooooo

Camila disse... Responder

Muitas saudades de ser loira, ai ai.. :(((((
Muito lindinho teu blog! <3
Beeeeeijo beijo.

http://oblogdamii.blogspot.com.br/

Juliana Margarida disse... Responder

Sou Juliana Tenorio quero umas blogueiras novas para me ajuda!!!
Gente se eu criar um grupo de divulgação vocês participam?
Porque ai eu quero ver o trabalho de voces para ver quem pode me ajuda como colaboradora no meu!!
https://www.facebook.com/groups/1525976610955757/1525976614289090/?comment_id=1525976750955743&notif_t=group_comment

Tips For Chicks disse... Responder

Camila Gomes hahahha e olha que agora eu não estou nem tão loira! Tive que escurecer pq se eu fizesse mais uma descoloração eu acho que ficava careca! hahaha
agora meu cabelo está num tom meio dourado, daqui a dois meses vou retocar as mechas e o projeto "volta loiro platinado" vai andar!

Obrigada pela visita! :***
Boa semana

Unknown disse... Responder

Oi linda!
Obrigada pela visita. Amei a dica e vou fazer no meu cabelo. Já estou te seguindo no blog e curti sua página também. Parabéns pelo blog.
http://luluzinhainformada.blogspot.com.br/

Tips For Chicks disse... Responder

cristiane amaral faz sim! É muito bom, o cabelo fica outra coisa!
Obrigada pela visita! ;)
Espero te ver sempre aqui! :*

Mirele Soares disse... Responder

Nossa, já quero fazer meu cronograma, adorei o post!
Beijos

featglam.blogspot.com

Priscila Bizário disse... Responder

Amei este post, meninas! Eu estou querendo começar o cronograma capilar, mas ainda não sabia bem o que fazer! Já estou pensando o que é melhor para o meu cabelo, o post foi excelente! O meu cabelo é oleoso na raiz e seco no comprimento. Precisa de hidratação e controle de oleosidade! Já sei o que fazer! Retribuindo visitinha e seguindo!

Esmaltes da Pri

Beijinhos da Pri!

Lilly Silva disse... Responder

Fiz uma tabela do cronograma capilar
para eu seguir e nunca consigo seguir -hahaha.
xoxo' <3

Não sou uma It! | Instagram

Unknown disse... Responder

to precisando disso rsrs

Postar um comentário